sábado, 24 de novembro de 2007

Contéudo Online é tema de livro

Concluido a serie de postagens sobre novas tecnologias segue dica abaixo:

Com o objetivo de servir como instrumental e de aperfeiçoar habilidades no uso de ferramentas, geralmente on-line, utilizadas em tarefas jornalísticas, será lançado no dia 10, às 17h, no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), o Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet. O livro, que reúne exercícios e estudos dirigidos, foi produzido pelos professores Marcos Palacios e Beatriz Ribas, entre os anos de 2005 e 2007, na Oficina de Jornalismo Digital, da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).´


Os professores são participantes do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), que integra o Centro de Estudos de Cibercultura. O objetivo do GJOL é realizar pesquisas e desenvolver inovação tecnológica de ponta no campo do jornalismo nas redes digitais. A publicação é a primeira desse tipo no Brasil e destina-se a uso em sala de aula, em cursos de graduação, pós-graduação, atualização ou aperfeiçoamento em Jornalismo e áreas afins.


Os exercícios têm caráter básico e introdutório e estão divididos em três tipos. A primeira parte é de exercícios mais avançados de observação, crítica e reflexão. A segunda é constituída por trabalhos que exploram as características básicas do Jornalismo na Internet: Hipertextualidade, Multimidialidade, Interatividade, Personalização, Atualização Contínua, Memória. Os exercícios da terceira e última parte foram elaborados em torno de diversas práticas e recursos jornalísticos existentes na web.


“A intenção é que eles sirvam de ‘sementes’ e inspiração para a criação de outros, seja pelo desdobramento de temáticas ali tratadas, seja pela exploração de outras áreas do Jornalismo na Internet não contempladas nos exercícios da coletânea”, disse a autora do livro, Beatriz Ribas. A publicação teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

3 comentários:

Anônimo disse...

O seu blog tem uma tendência bem publicitária. Claro que tudo está relacionado com sua formação. Esta é uma das lógicas dos meios digitais, eles são possíveis de recriação.... Nossa escola deve ter esta característica, não é mesmo!?!?!

Anônimo disse...

E aí Dilson!
Passei por aqui só pra dar um alô!
Eu parei de postar, o tempo ficou um pouco curto. abraços!

freitasfilho disse...

Pelo visto parou de blogar por aqui tb, né? Passei só pra dizer que sinto saudades da galera! abraços!