sábado, 24 de novembro de 2007

Já lançaram o ALUNO versão 2.0 beta, mas a versão professor... Será que vai sair?!

Impulsionada pela convergência entre as telecomunicações e informática surge com toda a força a cibercultura, resultado dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo ou permitir um maior volume de interações entre estas. Mas a Cibercultura não deve ser entendida como uma cultura pilotada pela tecnologia. Na verdade, como uma cultura forjada sobre ela.

Sentado nos bancos das faculdades existem vários exemplares de ALUNO na versão 2.0 beta. Estes tem computador no quarto, Ipod para musica e videos, camera digital, em muitos casos seu grupo de amigos tem os mesmos privilégios. Este aluno não assiste o Jornal Nacional indicado pelo professor ou lê a versão impressa de sabádo ou domingo da Folha de São Paulo ou jornal A Tarde. Ele lê as principais noticias através de agregadores de contéudos como leitores rss. Assiste filme compartilhados por milhoes de usuários via P2P, grandes lançamentos de hollwood e filmes caseiros disputam a sua lista de preferencia. Ele passa boa parte do seu tempo online, navegando, descobrindo, vivendo, SE RELACIONANDO. Para isso ele se conecta ao msn messenger, orkut, atualiza seu blog, acompanha o blog dos amigos. Além disso tudo, ele domina ferramentas de edição de texto e imagem, ferramentas de som produzindo seu propio conteudo. O mais incrivel é que ele não é um ET ou nerd. Ele é uma pessoa normal, comum. A grande diferênça, é que ele nasce num mundo diferente daquele ao qual você foi criado.

No fundo somos parecidos com ele, hoje vivemos num mundo onde a tecnologia esta convertendo o mercado de massa para mercados de ninchos, onde a variedade de opções de escolhas aproxima-se do infinito. Aonde as filas de banco tendem a deixar de existir... tudo se faz pela internet.

Como diálogar com este aluno? Será que processamos o atual volume de informação na mesma velocidade que eles? Será que a metodologia empregada na sala de aula atende a este aluno? Na busca da versão 2.0 do professor tenho acompanhado bem de perto a minha filha de 7 anos.

Neste mundo a informação nunca foi tão facil. Esta na hora de tirar da prancheta a nova versão de professor. Você esta se atualizando?

Autor: Dilson Ferreira Filho
Professor de Marketing e Empreendedorismo
Pós-graduando em Metodologia do Ensino Superior

3 comentários:

freitasfilho disse...

Grande Dilson!
Enfim concluimos mais esta etapa, né? Legal o seu blog! Profissa é profissa!rs!
Valeu!

Anônimo disse...

Professor! Seu texto é perfeito. Aplica-se ao contexto em que vivemos plenamente. Incrível como soube demonstrar o quanto somos (estamos) meio (literalmente) desta coisa. Aprendemos no ontem que ensinar era: disciplina, respeito, aprofundamento e que o professor era o grande elemento, afinal representava o grande separador entre o saber e o não saber, entre o estar e não estar ao lado da contemporaneidade das coisas. Por outro lado, aprendemos com o futuro que nos acerca que a verdade está mais lá fora do que jamais nos ensinaram. Assim, estamos no meio, nesse presente que nos força antecipar, que nos força a prática humilde de reaprender a ensinar. Parabéns. Caio

Anônimo disse...

É isso mesmo, Caio. concordo com você. Diante de tudo isto que foi colocado por Dilson, só nos resta não parar de pensar nas formas de tornar as nossas aulas mais interativas, participativas e coletivas!!